segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Conclusão

          


               George Berkeley, Bispo de Cloyne, foi um dos maiores filósofos do início do período 
moderno. Ele foi um brilhante crítico de  seus predecessores, particularmente de 
Descartes, Malebranche e Locke. Foi um talentoso metafísico, famoso por defender o 
idealismo, ou seja, a concepção de que a realidade consiste exclusivamente de mentes e 
suas ideias. O sistema de Berkeley, embora impressione a muitos como contra-intuitivo, 
é poderoso e bastante flexível a muitas objeções contrárias. Suas obras mais estudadas, 
o  Tratado sobre os princípios do conhecimento humano  (Princípios, para abreviar) e 
Três diálogos entre Hylas e Philonous  (Diálogos), são muito bem escritas e repletas de 
argumentos que encantam os filósofos contemporâneos. Ele foi também um pensador 
diversificado com interesses por religião (que foi fundamental para suas motivações 
filosóficas), por psicologia da visão, matemática, física, moral, economia e medicina. 
Embora muitos dos primeiros leitores de Berkeley o acolheram com incompreensão, ele 
influenciou tanto Hume como Kant, e é muito lido (ainda que pouco seguido) em nossa 
própria época.

A importancia da filosofo para a filosofia

Mais conhecido pela defesa do imaterialismo, George Berkeley (1685-1753) fez contribuições de central importância para várias áreas fundamentais da filosofia. Partindo de estudos em epistemologia, que visavam a oferecer uma resposta cabal ao ceticismo, Berkeley desenvolveu análises de temas metafísicos, de filosofia da ciência, de filosofia da matemática, de filosofia da religião, economia, política e moral. Essas contribuições se destacam não somente por seu pioneirismo e rigor analítico, mas também por sua impressionante vitalidade, continuando muito relevantes para discussões em filosofia e fundamentos das ciências ainda em nossos dias. 
  
Este Workshop pretende congregar pesquisadores de várias universidades brasileiras e de diversas áreas de conhecimento para discutir, talvez de forma inédita no país, diversos aspectos dessas instigantes contribuições do filósofo irlandês. Tem também o objetivo de divulgar o seu pensamento entre estudantes de graduação e de pós-graduação, incentivando estudos e projetos de pesquisa sobre a obra de Berkeley e sua inserção na história da filosofia e da ciência.

Vida e Obra

Vida





                 George Berkeley nasce em 1684 na Irlanda, filho de pais luteranos. Faz seus estudos no Trinity College em Dublin e publica duas de suas mais importantes obras com apenas 25 e 26 anos de idade: o Ensaio Para uma Nova Teoria da Visão, em 1709, e o Princípios do Conhecimento Humano, em 1710. Berkeley faz várias viagens pela Europa como tutor de filhos de aristocratas ingleses. Recebendo uma inesperada herança, planeja a fundação de um colégio missionário nas ilhas Bermudas. Em 1728, após receber do governo inglês a promessa de uma soma complementar para a realização de seu projeto, Berkeley parte para os Estados Unidos, onde reside por três anos em Newport, Rhode Island. Não recebendo o financiamento prometido, Berkeley volta à Inglaterra e a partir de 1732 passa a exercer funções de prelado Luterano na cidade de Cloyne, Irlanda, até sua morte em 1753. Outras obras importantes de Berkeley: Sobre o Movimento (1721); Alcyphron (1732); Teoria da Visão Defendida e Explicada (1733); O Analista  (1734);  Siris (1744).






 Obras 


                                         Em inglês (original):


     - The Works, editado por A. C. Fraser, em 4 volumes,  com biografia e cartas de Berkeley. Oxford: Oxford,1871;


     - Collected Works em 9 volumes,  editado por Arthur Aston Luce and T.E. Jessop, Londres: Nelson, 1957;


     - Philosophical Works: Including the Works on Vision. Editado por Michael R. Ayers, Oxford: Everyman's Library, 1975.


                                         Em francês:


- Berkeley, George, Oeuvres Choisies em 2 volumes, tradução, prefácio e notas de André Leroy. Paris: Aubier Ed.Montaigne, 1961.


- Oeuvres / Berkeley ; edição publicada sob a direção de Geneviève Brykman e com a colaboração de Dominique Berlioz-Letellier, Michelle Beyssade, Jean-Marie Beyssade, Michel Blay, Laurent Déchéry, Marilène Phillips. Paris: PUF, 1985.


                                         Em espanhol:


- Berkeley, George:  Ensayo sobre una nueva teoría de la visión y Tratado  sobre  los  principios  del  conocimiento  humano trad. Felipe González Vicen, Buenos Aires-México: Espasa-Calpe, 1948.


                                         Em português:


- Tratado sobre os princípios do conhecimento humano e Três diálogos entre Hilas e Filonous. SP: Abril Cultura,1980, Tradução de Antonio Sergio, Coleção "Os Pensadores".






                                         Obras sobre Berkeley (em Português):


- David Berman. Filosofia experimental de Berkeley - São Paulo: Unesp, 2000.


- Paul Strathern.  Berkeley em 90 minutos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar 2003.





                                             Audiovisuais


- À Primeira Vista (At First Sight, EUA, 1999) filme de Irwin Winkler, baseado em um caso clínico de Oliver Sacks relatado no livro Um Antropólogo em Marte.


- Janela da Alma, documentário de João Jardim e Walter Carvalho, Europa Filmes, 2002.

Empirismo



                                                                       Jorge Berkeley
             


               Uma etapa ulterior do fenomenismo empirista é representada por Berkeley. Ele suprime, criticamente, as qualidades primárias, as sensações objetivas de Locke, evidenciando que são semelhantes às secundárias e, logo, também elas subjetivas. E suprime também, definitivamente, o conceito lockiano de substância material, que deveria ter sido a causa misteriosa de nossas sensações, objetivas, visto que, no empirismo, a substância não passa de um nome. Isto não impede que Berkeley - por motivos práticos, morais e religiosos - incoerentemente, conserve ainda no seu empirismo os conceitos de substância, causa e espírito, isto é, os conceitos de substância e causa espiritual. Este resíduo realista e transcendente será definitivamente eliminado pela crítica radical e coerente de Hume, o último e o maior dos empiristas prá-kantianos. 


             Jorge Berkeley nasceu em 1685 perto de Dysert Castle, na Irlanda, de uma família de origem inglesa. Estudou no Trinity College em Dublin, formando-se mestre em artes em 1707. Ordenado pela Igreja anglicana, a princípio ensina grego (sua obra, um dia, assumirá um tom platônico), em seguida hebreu e teologia no Trinity College. Entre 1702 e 1710, podemos seguir, em seu caderno de anotações (Commonplace book), a formação de seu pensamento